Tricolor adotará 11 campos em bairros da cidade para oferecer aulas de futebol a meninos e meninas
Redação Mais – A Prefeitura de Salvador lançou na segunda-feira (22), em parceria com o Esporte Clube Bahia, um projeto que irá oferecer aulas de futebol masculino e feminino a cerca de 1,5 mil crianças de escolas públicas da capital baiana diariamente. Por meio da iniciativa, chamada de Bora Bahêa Meu Bairro, o tricolor vai adotar 11 campos em Salvador para oferecer as atividades esportivas.
Os dois primeiros campos, localizados no Candeal e no Vale das Pedrinhas, foram adotados em eventos nos bairros com a presença do prefeito Bruno Reis e de representantes do Município e do Esquadrão nesta segunda. Meninos e meninas de até 14 anos podem participar, desde que sejam moradores destes bairros e estudem em escolas públicas. A ideia é estimular o desenvolvimento esportivo e social dos jovens, ao mesmo tempo em que o Bahia pode descobrir e formar novos talentos para a carreira futebolística.
Em discurso, o prefeito Bruno Reis afirmou que foram investidos pela gestão municipal quase R$13 milhões na implantação dos campos que passam agora a ser administrados pelo Bahia. O chefe do Executivo municipal celebrou a parceria e destacou o esporte como uma ferramenta de inclusão social. “Serão quase 1,5 mil crianças atendidas diariamente neste projeto. Eu tenho certeza que vocês vão ajudar a mudar o presente e futuro dessa garotada. No ano passado, a Prefeitura lançou o maior programa de esportes da história da cidade: o Bolsa Atleta. É impressionante a capacidade do esporte de influenciar decisivamente na vida das pessoas”, disse.
O prefeito ainda comentou o simbolismo de iniciar o projeto no Candeal. “O Candeal tem essa característica. Aqui, temos a parceria com a Pracatum e o nosso Carlinhos Brown, esse fenômeno da música e da cultura baiana. Tínhamos que começar aqui, no primeiro campo público de grama sintética da cidade”, disse Bruno. Segundo o gestor, atualmente a capital baiana conta com 33 campos de grama sintética e este número chegará a 100 até o final do ano.
Presente ao evento no Candeal, Carlinhos Brown afirmou que o bairro sempre foi um celeiro do futebol. “O Candeal é uma grande família, como o Bahia. Não à toa, agora o nosso prefeito é um candealense. Ele demonstrou a sua capacidade de liderança em fazer o que a nossa cidade mais precisa, que é dar continuidade ao que somos enquanto tradição”, disse.
Locais – Os dois primeiros campos adotados pelo Bahia são a Arena Candeal Cosme Dantas by Messi, no Candeal, ao lado da Praça das Artes, e a Arena Beira Rio, no Vale das Pedrinhas. Além desses dois, já está definido que o projeto será implementado no Campo da Pronaica (Cajazeiras), Campo do CIE – Centro Integrado de Esportes (Itapuã), Campo do Arvoredo (Tancredo Neves), Campo do Jaqueirão (São Marcos), Campo do Mirandão (Nova Brasília de Valéria) e Campo de Paripe (Paripe). Os outros locais ainda serão definidos. Haverá um campo por região de cada Prefeitura-Bairro.
Para liderar as atividades, o Bahia contratará membros de cada comunidade, sendo dois monitores e um estagiário em cada bairro. Além disso, o clube fornecerá todo o equipamento necessário para as sessões de treinamento. Caberá ao Bahia realizar a limpeza e conservação dos campos. Para participar do projeto, será obrigatório comprovar a frequência escolar e estar com a vacinação em dia.
A parceria com o Bahia é uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e integra um pacote de ações aprovado pela Câmara de Vereadores como parte da Lei Municipal de Esportes e Lazer – Esporte Salvador.
Titular da Sempre, Júnior Magalhães falou sobre a ideia do Salvador Social Clube, que tem a parceria com o Bahia como uma das ações. “Trata-se de mais uma medida da gestão municipal em parceria com grandes clubes, de forma a promover o esporte e o lazer como ferramentas cruciais para inclusão social e o desenvolvimento das comunidades mais vulneráveis, bem como fomentar a descoberta e a formação de novos atletas. Isso demonstra a compreensão da importância dessas políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que mais precisam”, destacou.
Ainda de acordo com o secretário, há diálogos em andamento com outros clubes, para a formalização de parcerias semelhantes. “É mais um projeto exitoso, que demonstra a disposição da Prefeitura de Salvador em buscar parceiros. Estamos avançando com outros times, a exemplo do Vitória e da Jacuipense. Aqui nessa parceria, serão 11 campos, com crianças e adolescentes fazendo escolinha de futebol de forma gratuita, transformando Salvador em um verdadeiro celeiro de atletas, possibilitando que a juventude tenha acesso ao esporte de qualidade”, disse.
“Todos no Bahia estão muito contentes em anunciar nosso novo programa comunitário chamado Bahia nas Comunidades. Este é um compromisso de longo prazo do Bahia em retribuir à comunidade de Salvador, a qual temos muito orgulho de representar dentro de campo. Iniciaremos com o projeto Bora Bahêa Meu Bairro. Sabemos o impacto positivo que o futebol pode ter na melhoria da sociedade”, comentou o CEO do Bahia, Raul Aguirre.
O diretor de Operações e Relações Institucionais do Bahia, Vitor Ferraz, classificou a iniciativa como uma contrapartida social. “O Bahia sempre teve uma relação muito íntima com a cidade. O Bahia é muito conectado ao seu povo. E o Bahia nas Comunidades, através desse projeto Bora Bahêa Meu Bairro, é uma forma de nós devolvermos à comunidade um pouco do que a comunidade proporciona ao Bahia”, disse.
O Bora Bahêa Meu Bairro também incluirá treinamento e desenvolvimento para jovens líderes selecionados das comunidades locais de Salvador. A City in the Community Manchester irá treinar jovens líderes comunitários de futebol na Bahia como parte deste programa.
Alba Armas Assistencia Social Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Carnaval 2024 CBF Chuvas Drogas Educação Entorpecentes Estupro Fake News Futebol Gaza Homicídio Israel Juazeiro Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade Mulheres Natal Navegação Nordeste PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro RIo Grande do Sul Rondesp Salvador Saúde Segurança Senado Solidariedade SSPBA STF trânsito Ufba Uruguai