Delegado aposentado, João Fonseca Velloso, de 86 anos, tem o cargo de assessor da presidência do órgão
Redação Mais – O sogro do governador Jerônimo Rodrigues (PT), João Fonseca Velloso, de 86 anos, exerce, desde abril do ano passado, início da nova administração do governo da Bahia, o cargo de assessor da presidência do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).
A função, da categoria DAS-4, lhe garante uma remuneração bruta de R$ 20,9 mil, é o que revela reportagem publicada esta semana em O Globo.
De acordo com o TCM, João Velloso foi escolhido por razões profissionais e por ser ex-colega do presidente do tribunal, Francisco de Souza Andrade Netto. Ambos são ex-delegados da Polícia Civil. Como o TCM é um órgão autônomo, a situação não configura nepotismo.
João Velloso é pai de Tatiana Velloso, esposa de Jerônimo Rodrigues. Governador e primeira-dama se conheceram ainda estudantes do curso de engenharia agrônoma, na Universidade Federal da Bahia (Ufba) no campus de Cruz das Almas.
A prerrogativa de nomear conselheiros do TCM é do governador e da Assembleia Legislativa (Alba). Em 2023, a mulher do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT) Aline Peixoto, foi nomeada para o mesmo órgão com cargo comissionado e causou polêmica.
Amizade – Ao O Globo, o TCM respondeu que a nomeação de Velloso “se deu por conta de anos e anos de trabalho juntos, na Polícia Civil da Bahia, e de uma sólida amizade e confiança. E, também, em razão de suas qualidades profissionais.” Já governo da Bahia não respondeu ao pedido de O Globo para comentar a escolha de Velloso para o cargo.
Alba Armas Assistencia Social Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Carnaval 2024 CBF Chuvas Drogas Educação Entorpecentes Estupro Fake News Futebol Gaza Homicídio Israel Juazeiro Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade Mulheres Natal Navegação Nordeste PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro RIo Grande do Sul Rondesp Salvador Saúde Segurança Senado Solidariedade SSPBA STF trânsito Ufba Uruguai