Com o tamanho de uma grande cápsula de vitaminas, dispositivo implantado é 93% menor que os marca-passos convencionais e não possui eletrodos
Redação Mais – A equipe do Hospital Ana Nery (HAN) realizou no final do ano passado o primeiro implante de microdispositivo cardíaco do estado – a terceira vez que o procedimento foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HAN é gerido em parceria pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
O dispositivo implantado é 93% menor que os marca-passos convencionais e possui aproximadamente o tamanho de uma grande cápsula de vitaminas. Ao contrário da maioria dos dispositivos existentes no mercado, que são colocados no peito do paciente com eletrodos direcionados ao coração, o modelo utilizado não possui cabo eletrodo, pois é implantado diretamente no coração.
O paciente que recebeu o implante realizava hemodiálise há dez anos e utilizava marca-passo. De acordo com o cardiologista Luiz Carlos Passos, professor da Ufba e diretor geral do HAN, “por não possuir eletrodos e não requerer incisão no peito do paciente, são mínimas as possibilidades de complicações após o implante desse microdispositivo cardíaco. Ademais, o Hospital Ana Nery tem entre os seus propósitos proporcionar aos pacientes e profissionais oportunidades de acesso às mais novas tecnologias em saúde”, destacou.
O novo dispositivo será utilizado prioritariamente em pacientes com alto risco de infecção, ou com problemas venosos, mas a tendência é que o “micromarcapasso” seja usado como procedimento padrão em pacientes com problemas cardíacos. O aparelho tem uma vida útil de aproximadamente 10 anos.
Alba Armas Assistencia Social Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Carnaval 2024 CBF Chuvas Drogas Educação Entorpecentes Estupro Fake News Futebol Gaza Homicídio Israel Juazeiro Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade Mulheres Natal Navegação Nordeste PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro RIo Grande do Sul Rondesp Salvador Saúde Segurança Senado Solidariedade SSPBA STF trânsito Ufba Uruguai