Anuncio

Publicidade

Apenas 10% do efetivo das Forças Armadas Brasileira são mulheres

Segundo dados do Exército, Marinha e Aeronáutica, de cada dez militares na ativa do serviço militar brasileiro, apenas um é mulher.

Foi solicitado pelo ministro da Defesa, José Múcio, estudos aos comandos das Forças sobre o alistamento de mulheres acima de 18 anos de idade, fazendo a ressalva de que o procedimento deve ser voluntário, não obrigatório, como no caso de homens.

Dos 68.401 militares ativos na Força Aérea Brasileira (FAB), 14.830 são mulheres, o que representa 21,7% de participação feminina. Este é o único efetivo em que as mulheres ocupam mais de 20%.

Na Marinha, de 74.082 militares ativos, 8.540 são mulheres. Enquanto no Exército, dos 213 mil militares ativos, somente 13.328 são do gênero feminino.

Múcio se reuniu com os comandantes militares general Tomás Paiva (Exército), tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz (Aeronáutica) e almirante Marcos Olsen (Marinha), quando discutiu a possibilidade do  alistamento feminino no futuro. Ainda não estão previstos prazos e nem de percentuais de mulheres que poderão ser alistadas.

Publicidade