Na manhã desta terça-feira (2), durante o desfile cívico do 2 de Julho em Salvador, o coronel Robson Pacheco, comandante do Departamento de Planejamento e Gestão da Polícia Militar da Bahia (Deplan), posou ao lado do ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa.
O 2 de Julho é uma data emblemática para a Bahia, celebrando a independência do estado do domínio português em 1823. O desfile cívico é uma tradição que reúne autoridades, populares e diversas manifestações culturais, reforçando o espírito de liberdade e resistência do povo baiano.
Coronel Robson Pacheco, ligado ao governador Jerônimo Rodrigues, tem uma longa trajetória de mais de 30 anos com o Partido dos Trabalhadores. Ele se destacou na coordenação do Projeto “Educação Financeira: Conhecendo seu contracheque”, que ofereceu orientações aos policiais militares sobre educação financeira, passando por unidades operacionais, administrativas e de ensino da capital e da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Durante os festejos, o ministro Rui Costa reforçou a importância da presença da Polícia Militar na manutenção da ordem e segurança pública. A foto com o coronel Pacheco simboliza não apenas o reconhecimento pelo trabalho da PMBA, mas também retrata a ligação muito ascendente com o atual comandante geral e as ideologias progressistas com foco nos direitos humanos.