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Estudantes da rede estadual de Salvador simulam desfile de abertura das Olimpíadas de Paris 2024, na escola

Os estudantes da rede estadual já estão no clima das Olimpíadas de Paris 2024. O Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos (Cempa), localizado no Bairro da Paz, em Salvador, realizou um desfile de abertura do projeto escolar intitulado “Olimpíadas Cempa 2024”, nesta sexta-feira (26). A atividade, que faz parte do projeto “Vivendo as olimpíadas”, envolveu 40 turmas representando 40 países dos cinco continentes, a exemplo da Itália, da Alemanha, do Japão, do Marrocos e da Bolívia.

FOTO: Claudionor Jr.


O projeto interdisciplinar tem como objetivos conhecer a evolução histórica dos Jogos Olímpicos da Grécia aos dias atuais; refletir sobre a importância dos esportes na antiguidade; valorizar a solidariedade como elemento fundamental no espírito olímpico; e promover socialização entre as turmas. Após o desfile, foram realizadas competições de futsal, baleado e jogos de tabuleiro, como xadrez e dominó.

A estudante Júlia Lima, 17, 3º ano, que integrou a delegação da Grécia, foi responsável por abrir o desfile segurando a tocha olímpica. “Para participar do projeto, nós tivemos que pesquisar sobre a cultura do país que estamos representando e isso serviu para ampliar os nossos conhecimentos”, comentou.

Para o estudante Robson Luan Pinheiro, 17, 1º ano, que representou a China, a realização de projetos como este na escola é fundamental. “É um privilégio para a gente poder representar um país e conhecer novas culturas através das apresentações dos nossos colegas. É a primeira vez que participo do projeto e achei excelente, pois promove a integração e o incentivo ao esporte” disse.

Segundo o professor de Geografia da escola, Leonardo Santana, o projeto permite que os estudantes contextualizem diferentes conteúdos relacionados à disciplina. “Eles acabam conhecendo mais sobre a cultura, culinária e música, além de aspectos geográficos, climáticos, sociais e econômicos de cada país trabalhado no projeto e isso impacta diretamente no aprendizado deles”, destacou.

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