A disputa pela sucessão na prefeitura de Lauro de Freitas tem se acirrado a cada dia, com a aproximação do dia 6 de outubro, quando os candidatos serão avaliados pela população nas urnas. Dois nomes se destacam nas pesquisas com mais de dois dígitos: a vereadora e candidata a Prefeita Débora Regis (UB), que apareceu com 67% das intenções de voto segundo pesquisa realizada pelo instituto Séculus, divulgada no último dia 24, e Antonio Rosalvo, o escolhido da atual prefeita Moema Gramacho (PT), que alcançou 32% das intenções de voto.
Um fato importante que chama atenção nos últimos dias é a mudança na estratégia de Rosalvo, fiel escudeiro da prefeita. Ele deixou de explorar a imagem de Moema Gramacho, que enfrenta alta rejeição na administração da cidade, com quase 70% de desaprovação, de acordo com a mesma pesquisa Séculus. Além disso, prints de grupos de WhatsApp mostram uma tentativa de associar a imagem de Débora Regis ao ex-presidente Jair Bolsonaro, em uma demonstração clara de tentativa de desgaste da candidata, ligando-a ao grupo opositor do presidente Lula, que pertence ao mesmo partido da prefeita Moema e de Rosalvo. Um dos prints é taxativo, mostrando uma foto da candidata Débora Regis ao lado do ex-presidente Bolsonaro, seguida da frase: “Parabéns pela declaração de apoio…”
Uma fonte que conversou com o site e preferiu não se identificar afirmou que a ordem da coordenação de campanha de Rosalvo é evitar ao máximo a imagem dele junto da atual prefeita após o desgaste entre os Laurofreitenses. “Rapaz, ele (Rosalvo) depois que saiu essa pesquisa não quer que a imagem dele seja tão divulgada com Moema, tem medo da rejeição atrapalhar”, disse a fonte.
Além disso, uma outra imagem que circula nas redes sociais e no perfil do Instagram de Rosalvo mostra que, em nenhuma das últimas aparições, ele posou para fotos ao lado de Moema. Isso contrasta com a postura da prefeita, que demonstra estar lado a lado com o candidato, como evidenciam as fotos abaixo.
No perfil oficial da candidata Débora Regis, não aparece nenhuma foto atrelada a Bolsonaro.
Esses movimentos evidenciam a complexidade e a intensidade da disputa, que promete ser decidida voto a voto.
Nossa equipe tentou entrar em contato com as partes citadas, mas, até o fechamento desta matéria, nossas ligações não foram atendidas. O espaço segue aberto para que todos os citados possam se manifestar.