O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), reiterou as medidas municipais que cooperam para o ambiente da segurança pública da cidade e disse que espera ver atuação efetiva do governo estadual, a quem cabe a competência constitucional, no enfrentamento às facções criminosas.
Bruno Reis ressaltou a importância do diálogo e integração das forças policiais do Estado com a Guarda Municipal, que dentro das suas atribuições age para assegurar que os serviços públicos possam funcionar integralmente, com a realização de rondas no entorno das escolas, nos pontos de ônibus e também com a ronda guardiã Maria da Penha para proteger mulheres vítimas violência doméstica.
“O que a Guarda Municipal faz, principalmente depois que a Polícia Militar e a Polícia Civil, que vem com a inteligência, é dar segurança na área, garantindo que o serviços públicos funcionem, garantindo que o posto de saúde possa funcionar, que a escola possa funcionar”, explicou o prefeito durante sabatina da Central das Eleições da Rede Bahia nesta terça.
“A gente vê, é comum aqui a televisão mostrar o transporte público ser suspenso em determinados bairros, às vezes ônibus incendiados, e a Guarda Municipal atua para que os serviços possam funcionar. Não há como a Guarda se juntar com a polícia e ir para o enfrentamento às facções. Não é essa a competência da Guarda Municipal, ela que é armada, mas tem uma função muito mais preventiva do que reativa”, complementou.
Bruno Reis apontou também que hoje Salvador já tem 100% da sua iluminação pública em led e conta também com 1900 câmeras espalhadas pelos bairros que fornecem imagens em tempo real para o Centro de Controle de Operações da Guarda Municipal.
“O que eu estou preocupado como prefeito é ver que a nossa cidade possa melhorar, que as pessoas possam viver em paz, que a paz possa ser restabelecida. Que o governo do Estado tenha a capacidade de ganhar essa guerra contra o crime”, enfatizou.
Investimentos feitos pela prefeitura na educação, na prática de esportes e no fomento do setor cultural ajudam a manter a juventude distante da criminalidade.
“Nesses últimos anos foram 12 equipamentos que nós entregamos na área cultural da nossa cidade, fora os 11 espaços de Boca de Brasa nos bairros. As arenas esportivas, nunca se reformou tantos campos e quadras, nunca se construiu e se implantou tantas arenas com grama sintética”, declarou, ao sinalizar também para o momento na geração de empregos formais.
“Quando a gente compara com primeiro semestre de 2023, Salvador teve um aumento de 164% na geração de empregos com carteira assinada. Enquanto o estado foi 9% de crescimento, a União 25%, nós representamos hoje no primeiro semestre 44% dos empregos gerados na Bahia”.
O prefeito destaca ainda que a gestão trabalha na construção de um Plano Municipal de Segurança Pública, que “vai trazer um estudo, uma radiografia real de toda situação da segurança na cidade e vai trazer uma série de contribuições e sugestões de outras ações que a prefeitura pode atuar”.