A Polícia Militar da Bahia (PMBA), sob o comando do CELPM Paulo Coutinho, dá um passo decisivo rumo à modernização da gestão institucional. Alinhado com a ideia de que a qualidade deve ser uma prática cotidiana, o Comando Geral da PMBA recomendou a formação de um grupo de trabalho para continuar o processo de transformação da corporação.
Inspirando-se em cases de sucesso, a equipe realizou visitas à Polícia Militar e ao Ministério Público de Santa Catarina, além de conhecer as práticas inovadoras das Secretarias da Fazenda e do Planejamento, bem como do Tribunal de Contas do estado. Essas experiências trazem perspectivas promissoras para a captação de recursos, otimização dos gastos e a redução de unidades gestoras, especialmente em regiões com múltiplas unidades da PMBA operando em um mesmo território.
Uma das grandes preocupações do estudo foi evitar a fragmentação nas licitações realizadas por diversas unidades da PMBA em uma mesma região geográfica, o que contraria a nova Lei de Licitações e a eficiência administrativa. Com base nesse levantamento, o foco principal do Comando Geral é a criação, estruturação e funcionamento do Fundo de Modernização e Aperfeiçoamento da PMBA, respaldado pela Lei Federal nº 4.320/64.
O projeto já recebeu suporte e elogios do Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que convidou a PMBA a retornar em novembro para participar do Projeto Conexão, reunindo diversos órgãos beneficiados com recursos do estado.
Com entusiasmo e apoio institucional, a PMBA reafirma seu compromisso com a modernização da segurança pública na Bahia. “Missão dada, missão cumprida”, celebra CELPM Robson Pacheco, Diretor do DEPLAN.
PMBA: Uma Força a Serviço do Cidadão