Publicidade

Bruno Reis comemora nova premiação de Salvador como Cidade Resiliente: “Confirma nosso compromisso com a sustentabilidade”

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), comemorou a nova premiação recebida pela capital baiana e destacou que a honraria confirma o compromisso da sua gestão com a sustentabilidade e com o meio ambiente. Ele participou, nesta terça-feira (3), em São Paulo, do Connected Smart Cities, onde a capital baiana recebeu a certificação como Cidade Resiliente, sendo a primeira de todo o Brasil a receber este reconhecimento na categoria Platina, a mais alta da graduação estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A entidade nacional é responsável pela emissão destes certificados no país.

Além disso, Salvador foi premiada como a cidade mais inteligente do Nordeste por conta das suas ações de sustentabilidade e do uso da tecnologia na vida dos cidadãos. O Connected Smart Cities é considerado o maior e mais importante evento de conexões e negócios de Cidades Inteligentes do Brasil. O encontro acontece desde 2015, promovendo a integração entre conteúdo de alta qualidade e networking de impacto.

Bruno Reis destacou a importância deste reconhecimento para Salvador: “Recebemos mais uma certificação ISO, a nossa terceira, desta vez na categoria Platina, que é a mais alta da ABNT, como Cidade Resiliente. Isso confirma o nosso compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente. Isso confirma o nosso compromisso em ter uma cidade cada vez mais equilibrada, tendo crescimento econômico com preservação da natureza”, disse.

“Agora, somos a cidade mais inteligente do Nordeste e a 10ª do Brasil. Fomos reconhecidos pelo Connected Smart Cities, grande evento que está premiando diversas cidades que fizeram investimentos nos últimos anos para se consolidarem como smart cities. Salvador vem liderando este processo nacionalmente. No passado, estávamos nas últimas posições, e agora estamos entre as primeiras do país. Parabéns, Salvador, por mais esta premiação e por esta certificação, que mostra que estamos no caminho certo”, completou Bruno Reis.

Em abril deste ano, também em evento do Connected Smart Cities, Salvador recebeu a certificação nível Ouro da ABNT para Cidades Sustentáveis e a de nível Bronze para Cidades Inteligentes. Com a certificação de Cidade Resiliente, a capital baiana completa o rol de selos emitidos pela entidade.

Entre as ações reconhecidas pela entidade, estão a Estratégia de Resiliência e o Plano de Ação Climática, reunindo uma série de programas e metas que a capital baiana deve cumprir em busca da mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Como parte disso, a Prefeitura já realizou três inventários de emissões de Gases do Efeito Estufa, comprovando que tem reduzido o seu nível de emissão de CO2 e outros poluentes.

Nos últimos anos, Salvador tem investido, por exemplo, em eletromobilidade, sendo uma das cidades com maior frota do país de ônibus elétricos no BRT e com o maior terminal público do Brasil de recarga elétrica de veículos, na Avenida ACM. A capital baiana já foi premiada internacionalmente por iniciativas sustentáveis como o IPTU Verde e o IPTU Amarelo, que criam benefícios para construções que usem soluções da natureza ou utilizem energia elétrica de fontes fotovoltaicas.

Além disso, a capital baiana abriu parques e áreas de preservação ambiental como Pedra de Xangô, Viveiro de Restinga, Centro de Interpretação da Mata Atlântica e Viveiro de Coqueiros, além do parque marinho da Barra. Já estão em fase de projeto ou de implementação os parques Ipitanga I, Vale da Mata Escura, Parque Socioambiental de Canabrava e o Parque Marinho da Cidade Baixa.

Publicidade