O jornalista do Informe Baiano, Ramon Margiolle, analisou em entrevista ao Programa Se Ligue Bahia, na Itapoan FM, que há uma tendência de que Kleber Rosa (PSOL) possa superar o candidato apoiado pelo governo petista, Geraldo Jr. (MDB), nas eleições para a prefeitura de Salvador em 2024. Bruno Reis (UB) lidera disparadamente todas as pesquisas de intenção de voto, seguido pelo emedebista em segundo lugar e por Kleber em terceiro.
Ramon avaliou que Bruno Reis tem um forte trabalho nas comunidades: “Ele possui essas lideranças”. No entanto, ao tratar de grupos como o movimento negro e LGBTQIA+, os apoios que historicamente são dados ao PT e seus candidatos podem migrar para Kleber Rosa. “Há uma tendência também para esse público migrar para o candidato Kleber Rosa”, completou.
Outro ponto ressaltado por Ramon foi a posição incerta de funcionários públicos estaduais e cargos comissionados, que teoricamente estariam apoiando Geraldo Jr., mas ele considera o voto ainda imprevisível. “A máquina estadual, os funcionários públicos do Estado, os cargos comissionados, estão realmente enveredados na campanha de Geraldo Júnior? Há uma situação meio confusa, e não sabemos realmente em quem essa turma vai votar”, observou.
“Seguindo essa tendência, se essa turma, principalmente os cargos comissionados do governo, não apostarem em Geraldo, a tendência é que Kleber Rosa o supere”, afirmou Ramon, reforçando o que indicam as pesquisas, mas destacando que na última semana de eleição, tudo pode mudar.
“Atualmente, os levantamentos de consumo interno e as pesquisas registradas indicam que Geraldo está na frente. Mas daqui até domingo, meu amigo, muita coisa pode mudar”, concluiu.
*Com informações do site Se Ligue Bahia