O governador Jerônimo Rodrigues (PT) decretou a suspensão do expediente nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (28), em comemoração ao Dia do Servidor Público Estadual.
No decreto, o Jerônimo ressaltou que a medida não se aplica a serviços essenciais que não podem ser interrompidos, como saúde, segurança, educação e transporte.
Embora o Dia do Servidor Público Federal, instituído no governo de Getúlio Vargas, não seja considerado feriado nacional, é tratado como ponto facultativo, o que permite a interrupção das atividades em órgãos públicos de acordo com a decisão de cada estado ou município.
Na quarta-feira (23), Jerônimo anunciou pelas redes sociais a antecipação do pagamento dos salários dos servidores estaduais para o próprio dia 28 de outubro, beneficiando cerca de 280 mil funcionários, aposentados e pensionistas.
“Com muita alegria, venho anunciar que, no Dia do Servidor Público, 28 de outubro, vamos antecipar o pagamento do salário para mais de 280 mil servidores, aposentados e pensionistas. É uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho de quem faz a Bahia crescer todos os dias”, afirmou o governador.
Como parte das comemorações, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) vai realizar, em 24 de outubro, a entrega do Prêmio Servidor Cidadão, no antigo prédio da Flem, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A premiação, que totaliza R$ 42 mil, reconhece servidores que desenvolvem projetos voluntários voltados para a melhoria da qualidade de vida da população e do serviço público.
O prêmio principal é de R$ 10 mil para o primeiro colocado, com valores menores para os classificados até o décimo lugar.