Tiü França, o proprietário do carro que explodiu na Praça dos Três Poderes em Brasília, escolheu a data de 13 de novembro para o atentado, expressando publicamente seu desagrado pelo número 13, associado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Tiü, que foi candidato a vereador em 2020 pelo Partido Liberal (PL) e é natural de Santa Catarina, havia antecipado a ação em postagens nas redes sociais.
Em uma das mensagens, ele escreveu: “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda.” Em outro texto, ele declarou: “Apenas soltei uns foguetinhos para comemorar o dia 13. Eu não gosto do número 13. Tem cheiro de carniça igual cachorro quando morre.”
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), informou que Tiü tentou entrar no prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) logo após a explosão. “O cidadão se aproximou do Supremo e tentou acessar o prédio, mas foi impedido. A explosão ocorreu logo em frente”, explicou Celina em coletiva de imprensa.