Publicidade

Prefeitura entrega nova unidade da Academia Salvador e espaços para o comércio popular em Narandiba

Moradores de Narandiba já podem aproveitar a nova Academia Salvador instalada na principal rotatória do bairro e de mais três espaços para trabalhadores do comércio informal, em uma ação conjunta que visa promover saúde e bem-estar da população, além de fortalecer a economia local. A entrega das intervenções foi feita pela Prefeitura nesta quarta-feira (13), em ato com a presença do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos.

Com uma área de 200 metros quadrados, a academia pública ao ar livre em Narandiba é a 14ª implantada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) na cidade, sendo equipada com aparelhos de musculação modernos, de alta qualidade. O local também conta com profissionais capacitados para orientar os usuários.

O prefeito Bruno Reis afirmou que, além dos 33 boxes entregues, outros 14 estão em fase de implantação no local. “Então, são 47 pais e mães de famílias que vão poder trabalhar com dignidade, garantir o seu prato na mesa, seu sustento, sua família, incrementar a sua renda e trabalhar em condições dignas”, destacou.

Ele ressaltou que mais de 15 mil pessoas estão cadastradas para utilizar as academias Salvador. Com a nova unidade de Narandiba, já são 14 equipamentos implantados na capital baiana. “A academia de saúde pública é um verdadeiro sucesso. Já tiveram 150 mil registros de atividades físicas realizadas por 15 mil pessoas cadastradas, fazendo atividades físicas regularmente nessas academias. E aí os benefícios ocorrem em todas as áreas, principalmente para a saúde”, disse.

As aulas nas academias são agendadas pelo aplicativo MUDE, disponível gratuitamente na App Store e Play Store. Cada participante pode reservar até duas aulas por dia, de diferentes modalidades, e deve apresentar um documento de identificação com foto para o acesso.

“Com esta unidade, chegamos à 14ª Academia Salvador em cinco meses, promovendo acesso gratuito e com orientação qualificada, para prática de exercícios físicos. Isso mostra o empenho da gestão municipal em implementar a política municipal de esporte e lazer, e assim, proporcionar para a população a melhoria da qualidade de vida, pois a prática impacta diretamente na saúde e no bem-estar da população”, destacou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

Além de Narandiba, a Prefeitura já instalou unidades no Dique do Tororó, Imbuí, São Tomé de Paripe, Largo do Tanque, São Caetano, Barros Reis, Bonfim, Itapuã, Cajazeiras X (Pronaica), Centenário (entrada do Calabar), Conjunto Mané Dendê, Boca do Rio e Amaralina.

Ainda na ocasião, o prefeito fez a entrega do Caminhão da Malhação, uma unidade móvel que levará, de forma itinerante, atividade física para localidades ainda não atendidas pelas academias.

Feira e camelódromo – O comércio popular de Narandiba foi valorizado com entregas de três espaços que proporcionam mais dignidade para os trabalhadores de rua, entre a Avenida Edgard Santos e a rótula do bairro. A iniciativa envolveu a construção de 13 boxes em espécies de quiosques em alvenaria, um camelódromo com 20 boxes, além de uma cobertura isotérmica de uma ferinha. O investimento total para as estruturas foi de R$1,5 milhão.

Essas três áreas, embora diferenciadas, se complementam. A feirinha concentra itens de hortifrúti, enquanto nos quiosques, por exemplo, a população pode matar a fome com opções gastronômicas vendidas no local, como feijoada, pastel e acarajé. Na parte do camelódromo, há serviços diversos, a exemplo de venda de materiais de utensílios domésticos, vestuário, sapateiro, barbeiro, manicure.

“Promovemos a reorganização do comércio informal, trazendo muito mais conforto, muito mais segurança para os comerciantes e para os clientes. São equipamentos modernos com cobertura isotérmica que protege do sol e da chuva. Os quiosques, por exemplo, são fechados e possuem energia e individualizada. Então, buscamos trazer muito mais conforto e segurança para aqueles esses trabalhadores que eram ambulantes e hoje se tornam permissionários”, frisou o secretário da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinôco.

Vendedor de frutas na feirinha, Antônio Batista, 56, elogiou a estrutura: “A gente não fica mais exposto ao calor, não precisamos usar sombreiro para a chuva, fora o risco maior que tínhamos de perder a mercadoria. Ficou tudo muito mais organizado”.

Investimentos – A Prefeitura iniciou ainda a segunda etapa do camelódromo de Narandiba, com investimento em torno de R$1 milhão, para implantação de mais 14 boxes com cobertura, na Avenida Edgard Santos.

O prefeito ainda anunciou que a segunda etapa das obras de requalificação das avenidas Edgard Santos e Silveira Martins está bastante avançada e deve ser entregue em dezembro.

Além disso, Bruno afirmou que a Prefeitura está finalizando o projeto para a implantação da nova Escola Municipal Deputado Gersino Coelho, no Doron. “Nós vamos demolir a escola atual e construir uma grande unidade de ensino de alto padrão, no padrão que nós estamos executando as obras da Prefeitura de unidade escolares, que não deixam a desejar nenhuma da rede privada”, salientou.

Publicidade