Publicidade

Salvador firma parceria com organizações para projetos com idosos e terá nova sede do Abrigo D. Pedro II

A Prefeitura de Salvador firmou parceria com organizações sociais para o desenvolvimento de projetos que incentivem a prática esportiva, atividades culturais e de convivência para os idosos da cidade. Com repasse de R$ 20 milhões, a iniciativa integra o programa Vida Nova 60+, cujos resultados foram apresentados pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (9) na futura nova sede do Abrigo D. Pedro II, no Garcia.

O Abrigo será transferido do bairro de Piatã para um imóvel na Avenida Leovigildo Filgueiras. Melhor localizada, a estrutura será mais ampla e terá capacidade para atender 75 idosos em regime de longa permanência. As mesmas instalações terão um Centro Dia para realização de atividades recreativas, terapêuticas e de socialização para este público.

“Este é um pacote de ações voltadas ao apoio e ao incentivo à pessoa idosa na nossa cidade, pois o envelhecimento saudável é uma das práticas que nós precisamos fomentar na gestão pública. Em Salvador, 17% da população são idosos. Portanto, estruturar essa política é olhar para esse público com toda dignidade necessária, provendo mais saúde e bem-estar”, explicou Magalhães.

Os termos de fomento para repasses de recursos a organizações da sociedade civil, complementou o gestor, buscam assegurar que os idosos da capital baiana tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento pessoal e social. Já a nova sede do abrigo Dom Pedro II, por sua vez, será uma unidade mista, contemplando primeiro aqueles idosos que não tenham mais vínculos familiares, ou seja, em situação de abandono. “Estes terão todo apoio de cuidadores sociais, com oferta de alimentação de cuidados paliativos”, reforçou o titular da Sempre.

“Para os não institucionalizados, haverá um Centro Dia onde vamos atender mais de mil idosos sob demanda aberta, oferecendo refeições, atividades recreativas e de socialização”, completou. O novo prédio onde vai funcionar o Dom Pedro II passa por adaptações em acessibilidade e tem previsão para ser entregue em até 90 dias.

Ainda como parte dos investimentos do Vida Nova 60+, a Sempre adquiriu um micro-ônibus e uma van, com acessibilidade, para transporte de idosos em eventos e atividades.

Balanço

Dentro das ações voltadas para os idosos, Salvador oferece pelo Programa Maior Cuidado (PMC) atendimentos socioassistenciais e de saúde para dependentes e semidependentes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é melhorar a qualidade de vida desse público, prevenindo a institucionalização e reduzindo internações hospitalares. Os cuidados são prestados nos domicílios por cuidadores sociais qualificados.

Lançado em setembro de 2023, o projeto piloto é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba), com apoio da Prefeitura. Atualmente, 50 famílias de idosos são atendidas em bairros vulneráveis como Cabula/Beiru e Cajazeiras.

E mais iniciativas estão por vir. A Prefeitura deverá disponibilizar a partir deste mês, mais 20 vagas de longa permanência na cidade. Estão previstos ainda cursos de qualificação profissional para idosos e de gestão para entidades que realizam ações para o segmento.

A administração municipal também vai equipar instituições sociais com aparatos tecnológicos (computadores, impressoras) e ampliar o número de organizações habilitadas no Conselho Municipal do Idoso de 33 para 73, incluindo as que ofertam serviços de longa permanência e de fortalecimento de vínculos.

Publicidade