Publicidade

Campanha Verão Sem Mosquito é lançada em Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador lança nesta quinta-feira (19) a campanha Verão Sem Mosquito no bairro de Itapuã, a partir das 8h. A ação visa reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, especialmente durante o período mais quente e chuvoso do ano.

O evento de lançamento ocorrerá em frente à Escola Municipal Lagoa do Abaeté e contará com a participação de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da comunidade local. A mobilização terá atividades como distribuição de materiais informativos e um abraço simbólico para chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção.

A campanha, que acontece de setembro de 2024 a março de 2025, se concentra em ambientes com grande circulação de pessoas, como escolas, hospitais e pontos turísticos, além de incluir o apoio de setores como turismo, educação e limpeza urbana. O plano também prevê o uso de inseticida em áreas com casos confirmados de arboviroses para eliminar mosquitos em fase adulta.

Entre janeiro e setembro deste ano, Salvador registrou 1.633 casos de dengue, 127 de chikungunya e 71 de zika. O secretário de Saúde, Alexandre Reis, destacou a importância da participação da população: “A colaboração de cada cidadão é fundamental para o sucesso dessa campanha, especialmente com medidas simples, como evitar o acúmulo de água parada”.

Durante o verão, os agentes do CCZ continuarão realizando visitas domiciliares e a população pode solicitar o serviço através do telefone 156 (Fala Salvador).

Publicidade