Publicidade

A partir de segunda-feira, 189 municípios estarão aptos a receber o sinal 5G

As operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações 5G em mais 189 municípios a partir da próxima segunda-feira (3). Essa medida, parte da expansão da rede de quinta geração no país, deve aumentar a cobertura de conectividade, inclusive em áreas mais remotas.

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a expectativa é que essa liberação contribua para que o 5G chegue a um número crescente de municípios. “Esperamos que as operadoras alcancem essas localidades e ampliem o acesso à internet de alta velocidade em todo o país”, declarou.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (24, após Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Com essa liberação, 23 unidades da federação no total estarão com todos os municípios liberados: Acre (AC), Alagoas (AL), Amazonas (AM), Amapá (AP), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rondônia (RO), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), São Paulo (SP) e Tocantins (TO). No total, 5.191 cidades poderão contar com o serviço 5G.

Entretanto, a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes de quinta geração. A ativação das estações depende do planejamento de cada operadora. A Anatel disponibiliza um painel de dados atualizado que permite o acompanhamento das cidades e regiões onde a faixa de 3,5 GHz já foi liberada, bem como informações sobre a instalação das redes.

Além da expansão do 5G, as ações do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) visam garantir a migração das transmissões de TV aberta via antenas parabólicas da banda C para a banda Ku, evitando interferências na nova faixa.

As famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que utilizam parabólicas podem solicitar kits gratuitos para adaptar seus equipamentos, garantindo a recepção do sinal de TV sem interferências.

Os dashboards disponibilizados pela Anatel permitem a consulta sobre os municípios liberados, bairros atendidos e estações 5G licenciadas, além de listar os celulares certificados para uso na rede 5G.

Publicidade