Uma menina de 6 anos foi resgatada neste domingo (29) em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. A garota havia desaparecido no sábado enquanto brincava com sua irmã, enquanto a mãe estava ocupada com tarefas domésticas. O resgate contou com o apoio dos policiais militares do Canil Setorial do 8º Batalhão Militar (8º BPM/Porto Seguro).
Diagnosticada com transtorno do espectro autista, a criança saiu de casa sem que os pais notassem. A polícia chegou a cogitar que ela poderia ter se afogado na represa em frente ao imóvel. As buscas começaram no sábado à tarde e continuaram até a noite, sendo suspensas devido à baixa visibilidade.
Nas primeiras horas deste domingo, os agentes retomaram as buscas e, seguindo a trilha indicada pelos cães, encontraram a menina em uma área alta da vegetação. Ela não apresentava lesões físicas, mas foi levada a uma unidade médica para atendimento antes de ser devolvida aos cuidados dos pais.
A menina foi encontrada com a ajuda dos cães K9 Blod e Surah, especialistas na técnica de mantrailing, que utiliza odores específicos para rastrear pessoas.