Publicidade

PF e Receita Federal desarticulam rede de importação ilegal de smartphones

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram, nesta terça-feira (1), a operação IFraud, que visa desmantelar uma rede de importação ilegal de smartphones. A ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Sorocaba, Arujá, Itu, Guarulhos, Barueri e Maceió, com o objetivo de identificar os participantes envolvidos no esquema fraudulento.

Segundo informações divulgadas pelo g1, o principal alvo da ação é o influenciador digital Mayke Garbo Gomes Pereira, conhecido como Mayke Garbo, que se promove como especialista em importações de eletrônicos com suposta economia tributária, mas que, segundo as investigações, comete crimes de descaminho e falsidade ideológica em suas práticas.

De acordo com a PF, os prejuízos causados aos cofres públicos são estimados em R$ 50 milhões. A operação não incluiu mandados de prisão devido às restrições do período eleitoral, que impede a detenção de eleitores até o dia 8 de outubro, exceto em casos de flagrante.

Mayke Garbo, que tem mais de 627 mil seguidores no Instagram e 250 mil no YouTube, ganhou notoriedade ensinando métodos de importação de produtos que evitavam o pagamento de impostos.

Publicidade