A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será disponibilizada em mais cinco unidades do SAC no interior da Bahia a partir desta quarta-feira (16). As novas unidades atendidas são os Pontos SAC em Camamu, Canavieiras, Jaguaquara, Santo Estevão e Riachão do Jacuípe. O serviço de emissão da CIN é realizado exclusivamente mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelo portal ba.gov.br, pelo aplicativo SAC Digital ou pelos números de telefone: (71) 4020-5353 para ligações de celular ou 0800 071 5353 para fixo.
Em função da implantação da CIN, a emissão do antigo RG foi temporariamente suspensa nos dias 14 e 15 de outubro, mas quem já solicitou o documento pode retirá-lo normalmente nas respectivas unidades sem necessidade de agendamento, apresentando o protocolo de solicitação.
A primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita e utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como o único identificador do cidadão. Para solicitar a CIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento (original). Caso a certidão esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia.
A CIN oferece a opção de incluir outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certificado Militar, além de dados pessoais como o tipo sanguíneo e condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditivas, visuais ou motoras. O documento também permite a inclusão de nome social, se solicitado.
Outra inovação da CIN é a versão digital, que estará disponível no portal GOV.BR três dias após a emissão física. O documento físico conta ainda com um QR Code para facilitar a verificação de autenticidade e consulta de dados.
Os cidadãos não precisam trocar imediatamente seus documentos de identidade antigos. O modelo tradicional, o RG, continua válido até 28 de fevereiro de 2032. Já a CIN tem prazos de validade que variam conforme a faixa etária: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.
Atualmente, o atendimento para emissão da CIN já ocorre em 12 postos SAC da capital, 4 da Região Metropolitana de Salvador (RMS), 21 no interior, além de 7 Pontos SAC. A implantação da nova identidade na Bahia é coordenada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através da Rede SAC.
Para mais informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br) e o portal do SAC (www.sac.ba.gov.br).