Publicidade

Cerca de 98% das cidades baianas estão com atendimentos de urgência e emergência digitalizados

Os atendimentos de urgência e emergência da Secretaria da Segurança Pública realizados através das chamadas 190, 193 e 197 já funcionam de forma digital em 98% das cidades baianas. O marco foi atingido graças ao projeto Banda Estreita executado pela Superintendência de Telecomunicações, responsável pela digitalização dos Centros Integrados de Comunicação (Cicoms).

Atualmente, os 18 Cicom’s espalhados pela Bahia já funcionam com o Sistema de Comunicação Crítica Digital, promovendo a melhoria da comunicação policial e de urgência e emergência em 402 municípios baianos. A iniciativa aperfeiçoa o atendimento, despacho, videomonitoramento, monitoramento de recursos e relatórios estatísticos, garantindo para a população baiana um tempo/resposta mais rápido nas ocorrências.

Na prática, o projeto, preparou os municípios baianos para promover uma comunicação policial e de bombeiro rápida, segura e digital, fazendo com que estejam conectados, permitindo o acesso e a transmissão de dados fundamentais para gestão das ações, bem como a chegada dessas informações ao Centro de Operações e Inteligência, em Salvador.

Essa ampliação conta com a instalação de 432 Estações de Rádio Base e a distribuição de 4.152 rádios comunicadores distribuídos entre 235 fixos, 1.433 móveis e 2.484 portáteis.

O investimento total é de R$ 240 milhões, aplicados em equipamentos e estruturas que permitem a melhoria dos serviços de comunicação. Atualmente os Centros Integrados das cidades de Teixeira de Freitas, Jequié, Serrinha, Juazeiro, Barreiras, Euclides da Cunha, Santa Maria da Vitória, Porto Seguro, Irecê, Itaberaba, Paulo Afonso, Guanambi, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Alagoinhas já estão com a comunicação operando na nova Plataforma Integradora.

Publicidade