O que parecia ser uma aliança sólida antes das eleições municipais de 2024 se transformou em um campo de batalha político dentro da base da prefeita Débora Régis em Lauro de Freitas. O grupo formado por Débora Régis (UB), Nilton Sapucaia (UB), Juca (PSDB) e Tenóbio (PL)—apelidado de “Quarteto Fantástico”—chegou ao poder prometendo mudanças, mas menos de dois meses depois da posse, o que era união se tornou rivalidade.

As primeiras fissuras surgiram logo na eleição para a presidência da Câmara Municipal. O nome de Nilton Sapucaia era dado como certo para ocupar o cargo, mas nos bastidores, Débora manobrou e tirou o doce da boca de Sapucaia, contrariando acordos internos. Esse fato desencadeou um clima de desconfiança e ressentimento por parte do grupo.
A tensão não parou por aí. Nilton Sapucaia, um dos principais “aliados” da prefeita, também se desentendeu com o vice-prefeito Mateus Reis, alimentando ainda mais a instabilidade na base governista. Já o vereador Tenóbio demonstrou publicamente sua insatisfação com o presidente da Câmara, Juca. Em um vídeo gravado na manhã desta quarta-feira (19), Tenóbio aparece irritado por ter “supostamente” sua fala interrompida durante a sessão de hoje.
Outro ponto de desgaste dentro do governo Débora Régis envolve o empresário Teobaldo, que vinha tendo influência sobre a Secretaria de Saúde. Inicialmente, ele conseguiu indicar Mirella Macedo para o comando da pasta, mas a prefeita posteriormente trocou a secretária por outro nome que não fazia parte de suas indicações, o que gerou insatisfação. Agora, Teobaldo estaria ainda mais incomodado com a dificuldade de retomar o controle da Secretaria de Saúde, setor estratégico dentro da gestão municipal.

Com tantas disputas e insatisfações, o que antes era um grupo unido virou uma sucessão de conflitos internos. O governo de Débora Régis, que começou cercado de expectativas, agora enfrenta desafios políticos que podem comprometer sua estabilidade. A pergunta que fica é: conseguirá a prefeita reverter essa crise ou sua base seguirá se fragmentando?